Tratamento de dados pessoais dos Clientes e Fornecedores

A partir de 25 de maio de 2018, passou a aplicar-se um novo Regulamento Geral de Proteção de Dados Pessoais. Saiba como a GEOteKnics recolhe e trata os dados pessoais e gere toda a informação.

O que é a política de privacidade e proteção de dados pessoais?

É a Política que estabelece os termos em que a GEOteKnics trata os dados pessoais dos seus clientes e os direitos que estes podem exercer, de acordo com o disposto no Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho – Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) – e restante legislação nacional aplicável em matéria de privacidade e proteção de dados.

O que são dados pessoais e o tratamento de dados pessoais?

Um dado pessoal é qualquer tipo de informação relativa a uma pessoa singular. Por exemplo, o nome, um número de identificação, dados de localização, contactos, até elementos da sua identidade física, económica ou social.
O tratamento de dados pessoais é qualquer operação efetuada, por meio automatizados e não automatizados, sobre estes dados – recolha, registo, alteração, consulta, utilização, transmissão, e destruição.

Como é que a GEOteKnics recolhe os dados dos clientes?

A GEOteKnics recolhe dados pessoais no âmbito da relação comercial estabelecida com o cliente ou fornecedor, por exemplo, mediante a realização de uma venda ou compra.
Na recolha e tratamento dos dados, a GEOteKnics cumpre as obrigações legais aplicáveis e observa os princípios e regras de tratamento, solicitando o consentimento do cliente, quando tal é necessário para tratar dados.

Os dados pessoais dos parceiros estão seguros?

A GEOteKnics adota várias medidas de segurança de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais dos seus parceiros contra a perda, difusão, alteração, tratamento ou acesso indevidos ou não autorizados. Por exemplo, utilização de Certificado SSL no nosso site e acesso restrito ao software de gestão.
A conservação dos dados pode ser efetuada pelo período em que subsistirem obrigações legais ou decorrentes da relação comercial com os clientes.

A GEOteKnics pode ceder os dados dos seus clientes a terceiros?

A GEOteKnics recorre a terceiros – subcontratantes – para a prestação de determinados serviços, p.ex. contabilidade, o que poderá implicar o acesso, por esses terceiros, a dados pessoais dos clientes e fornecedores. A GEOteKnics assegura que estas entidades subcontratadas satisfazem os requisitos legais aplicáveis e oferecem as garantias adequadas em matéria de proteção de dados.

Quais os direitos dos titulares de dados pessoais?

a) Direito de acesso – prestação de informação sobre os dados pessoais que a GEOteKnics detém a respeito do titular dos dados e sobre o respetivo tratamento;
b) Direito de retificação – correção, atualização ou inclusão de informação (que possa estar em falta) relativa ao titular dos dados;
c) Direito ao apagamento dos dados (“direito a ser esquecido”) – apagamento dos dados, verificados os requisitos legais para o efeito (inexistência de contratos ativos, ultrapassado o prazo legal de retenção dos dados a que a GEOteKnics está obrigada);
d) Direito à limitação do tratamento – suspensão/cessação (temporária) do tratamento de dados, observados os requisitos legais aplicáveis;
e) Direito à portabilidade – disponibilização dos dados pessoais facultados pelo cliente, em formato estruturado de uso corrente e de leitura automática, de modo a que possam ser transmitidos a outro responsável pelo tratamento;
f) Direito de oposição – revogação de consentimento para tratamento(s) de dados efetuado(s) com base nesse fundamento.

Como pode o parceiro exercer os seus direitos e aceder a informação sobre gestão de dados pessoais ?

A GEOteKnics assegura aos clientes o exercício dos seus direitos de acesso, portabilidade, retificação, oposição, apagamento e à limitação do tratamento.
Os clientes podem exercer os seus direitos mediante qual contacto disponível.

Os pedidos de informação sobre gestão de dados pessoais podem ser apresentados através de email para geral@geotek.pt.

O cliente pode ainda apresentar reclamação à Comissão Nacional de Proteção de Dados, a autoridade pública que fiscaliza a aplicação da legislação em Portugal.

Qual a política de cookies da GEOteKnics?

As cookies são ficheiros informáticos que permitem identificar o seu dispositivo de acesso à internet, e que podem conter informações pessoais, tais como preferências de navegação no site, passwords, usernames, etc.
O cimentoexpansivo.pt utiliza cookies que permitem melhorar o desempenho e a experiência de navegação dos clientes, aumentando a rapidez de resposta e, eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações.

O que é uma violação de dados?

Uma violação de dados é uma quebra de segurança que provoque, de modo acidental ou ilícito, a destruição, a perda, a alteração, a divulgação ou o acesso, não autorizados, a dados pessoais tratados pela GEOteKnics.

São exemplo de violação de dados:
– a transmissão verbal ou escrita não autorizada de dados pessoais,
– a perda, roubo ou guarda em local inseguro de documentos ou dispositivos (PC ou telemóvel),
– o envio de dados pessoais para o destinatário errado,
– o envio de e-mail para um conjunto de destinatários utilizando a opção “To” em vez de “Bcc”.

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